Clube Gourmet de Campinas
A junção dos amantes da gastronomia e do vinho para enriquecimento cultural e solidificar amizadesUma vez ao mês, sempre na primeira segunda feira, os membos do Clube Gourmet de Campinas se reunem para preparar um jantar temático. Eles não são professionais da gastronomia, mas assumem que um de seus hobbies é apreciar a arte culinária não só experimentando diversas comidas típicas, mas aprendendo a prepará-las também.
Os sócios sorteiam a equipe que cozinhará no próximo encontro no final de cada jantar. Os temas sugeridos, por todos os participantes, são votados. Pode ser um tema só para o ano todo ou um tema diferente para cada mês, que é o que está sendo feito este ano.
A paixão pela gastronomia
A proximidade entre os membros e o fascínio pelo vinho e pela culinária são os princípios básicos do clube. Mas comer e beber não são os únicos objetivos desses encontros prazerosos. Existe uma mensalidade que cada membro contribui todos os meses, e é com este recurso que os jantares são pagos. Segundo Rosa e Edilaine, duas das participantes deste clube, que existe desde 1997, “a amizade entre os sócios fica cada vez mais forte a cada encontro”.
O jantar é composto por petiscos, entrada, primeiro e segundo pratos e uma sobremesa, e é sempre acompanhado de vinho harmonizado com a comida, e todos os participantes da noite recebem uma apostila com as receitas e a equipe que cozinhou fala um pouco sobre a escolha dos pratos e como foram executados.
A revista Staff acompanhou o jantar que ocorreu em Junho, em comemoração a Copa do Mundo. Nesta noite a presidente do Clube contou que são homens e mulheres de diferentes profissões que se reunem para escolher e votar os temas que servirão como desafio para que cada vez mais conhecimento e técinca sejam aprimorados.
A preparação começa na véspera da noite que antecede ao jantar. E os próprios membros se organizam para ver quem irá fazer a compra dos ingredientes, onde eles cozinharão, pois o clube não tem sede própria, como será a decoração, sempre respeitando o orçamento do clube.
A cada dois anos é realizada uma eleição quando ocorre a troca da diretoria formada por um presidente, um tesoureiro e um relações públicas. As pessoas conhecem o grupo através de apresentação pelos sócios ou por artigos publicados sobre o clube. Para ser sócio, o candidato deverá ter interesse em cozinhar, trocar experiências e ter disponibilidade para cozinhar umas 4 ou 5 vezes por ano.
A noite da Copa,
No dia 31 de Maio a equipe Staff acompanhou o encontro que tinha como tema “Brasil na Copa da África”. Foram apresentados pratos da culinária regional brasileira harmonizada com vinhos sul-africanos. Os aperitivos foram: pãezinhos com mortadela, azeitonas verdes recheadas, azeitonas pretas e nozinhos de mussarela com manjericão. A entrada contou com creme de mandioquinha e almôndegas de peito de frango, e o prato princípal foi cordeiro assado com acompanhamentos e de sobremesa mousse de caju crocante.
No aperitivo foram apresentadas cachaças regionais brasileiras, licor de rapadura, água aromatizadas com capim cidreira, limão siciliano, laranja, champanhe e hortelã. Além disso, na parte de vinhos, com um divertido rótulo inspirado em artefatos ancestrais da Mesopotamia que simboliza a importância do equilíbrio e composição, o branco encantou pelo seu aroma delicado, com notas de pêssego e pera e o tinto apresentou cor vermelho rubi vibrante, aromas que remetem a cedro, anis e fruta fresca. No palato tem médio corpo, boa persistência e final longo e agradável.
A organização dessa noite ficou a cargo de Adriana Lech, Giovana Hobeika, Lurdinha Palma, Vera Bonafé e Zara Martinez. No brainstorm da noite apresentou-se também uma breve história da Copa do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário