domingo, 16 de janeiro de 2011

O retorno de Paulo Mansur

O retorno de Paulo Mansur

A volta dos saborosos e decorados doces de festas

Paulo Mansur está de volta. Após dois anos parado para estudar as novas tendências das sobremesas, o confeiteiro de saborosos bem casados, bolos de casamento volta a todo vapor, agora no Casarão com sua Alta Confeitaria. Para quem só fazia eventos com Paulo Mansur e que não saboreava os doces que não fossem produzidos por ele, não deixe de saborear as novidades.
A formação de um chef de cozinha e de um confeiteiro é muito próxima. Quando você escolhe a especialização a seguir é que começam a aparecer as diferenças entre os dois ramos. “Eu escolhi o ramo da confeitaria para me especializar, e principalmente a pasta americana que é o acabamento de açúcar que recobre e reveste os bolos de festa e possibilita a criação do acabamento externo, com mais criatividade utilizando-se de ingredientes que vão além do chantily e do mashmallow”, conta Paulo Mansur.
Como curiosidade Paulo Mansur conta que a denominação bonita de confeitaria é Patisseri, um termo que muitas vezes as pessoas desconhecem. Para acompanhar a linha confeitaria francesa dos cursos de confeitaria, o titulo que é dado aos chefs é patisseri, que é um chef confeiteiro.  “No Brasil, você conta nos dedos às padarias que tem um chef patisseri, muitos confundem os dois, mas o ofício do pastisseri é mais sofisticado”.
Paulo Mansur está a dez anos atuando na área, mas ficou dois anos, afastado, para poder estudar. “Em Janeiro deste ano, é que voltei a atuar atender aos clientes, trabalhar com eventos”, comenta Paulo. Não existe um perfil de clientes que ele atende, mas sim festividades mais comuns: “Nossos fortes são os casamentos e as festas de 15 anos. A festa das debutantes, não deixa de ser um casamento, tem todos os detalhes, toda a evolução, só não tem o noivo, já que a debutante recebe o mesmo tratamento de uma noiva”. Uma festa comum, bodas, um aniversário, batizado, chá de cozinha, também é uma das linhas de trabalho, mas a marca de Paulo Mansur são os casamentos e festas de debutantes.


O cardápio é variado, não existe uma preferência por um doce, todos são saborosos, de acordo com Paulo Mansur. Os acompanhamentos são diversos: chocolate, frutas, castanha, morango. “Ao montar um cardápio para um evento oferecemos aos clientes todos os tipos de doces, para agradar a todos os gostos”, revela Paulo. Um casamento sempre tem um doce de nozes, um bem-casado, um bolo de damasco, doces tradicionais que não podem faltar. Hoje existem diversos sabores de bem-casado, além do tradicional creme ou doce de leite, existem adaptações e misturas que proporcionam novos sabores ao bem-casado: é o de maça com canela, banana, brigadeiro, de coco, “que são oferecidos ao toque Paulo Mansur”, garante Mansur. O doce preferido de Paulo é uma trouxinha recheada de creme de coco.
Paulo nasceu em Rio Claro, e se mudou bem cedo para Campinas. Seus pais não trabalhavam com a arte de cozinhar, apesar de sua mãe ser uma confeiteira doméstica, a vida inteira sempre esteve ligada a cozinha, trabalhando em casa, fazendo muito bem bolos e doces. “Nos dias de hoje, minha mãe me ajuda, dá um apoio, mesmo aposentada, ela sempre está presente” São quatro irmãos e Paulo Mansur é o caçula. Inicialmente realizou diversos cursos técnicos, inclusive pelo Senac. Especializou-se na única faculdade de confeitaria do Anhembi Morumbi. “Nosso país pouco valoriza e conhece o trabalho da confeitaria, por isso é um ofício autodidata, você precisa entrar na cozinha e se virar, criar suas técnicas, e se adaptar ao que é necessário” assevera Paulo Mansur, afirmando também que o Brasileiro não tem a cultura de valorizar os trabalhos artesanais, manuais.


Paulo Mansur - Alta Confeitaria
Rua: Leontina de Carvalho Siqueira, 38
Jardim das Palmeiras – Sala 5 Campinas/SP
19 3381.0363 / 9377.6773
WWW.paulomansuraltaconfeitaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog