Brigadeiros
Os deliciosos doces de festa estão na moda
Não há ninguém que resista a um brigadeiro. O doce típico Brasileiro é a mais nova tendência das festas e eventos da elite. E a iguaria ganhou um ateliê especializado nessas delicias. Dona Formiga é o espaço comandado pela experiente Isabela Ferrancini que conta com especialistas em doces, criando novos sabores e versões exclusivas.
O doce é recomendado para todas as ocasiões e eventos. De acordo com Isa, “é o doce da moda, para presente, em lindas embalagens, quem não ama ganhar? Para aquele almoço na casa da sogra, ela vai amar receber uma caixa cheia de surpresas e sabores inesperados. E também para aqueles dias que só um bom chocolate, bem gostoso, para animar nosso dia. Chocolate é chocolate sempre. ‘Chocolate, eu só quero chocolate’, como já dizia a música. Sem falar que para o Natal, o que não vão faltar são produtos e embalagens lindas. Será um presente de muito bom gosto. Sua nova formulação é feita com blends de chocolates importados, principalmente os belgas”.
Os novos sabores e apresentações são usados em casamentos, em festas mais requintadas ou mesmo em momentos que não dá para deixá-lo de fora. Todos são feitos com capricho. Para Dona Formiga é importante não só ter os ingredientes de qualidade para preparar o doce, mas fazer com vontade. “Leite condensado, manteiga de excelente qualidade, e os mais nobres chocolates do mundo, tornam a receita mágica, que é segredo de família e é feita com muito amor e carinho”, finaliza Isabela.
O brigadeiro vai bem a todas as ocasiões porque agrada tanto as crianças nas festinhas infantis quanto em jantares e grandes recepções, pois agrada muito ao paladar adulto. Isabela conta que o importante é saber aliar os gostos do cliente aos sabores. De acordo com ela, crianças preferem os mais tradicionais como o ao leite, e o branco. Já os adultos gostam de um doce mais sofisticado. “Adoçar o paladar de seus convidados com brigadeiros de vinho do porto, é uma boa pedida, não?”, exemplifica Dona Formiga com um de seus exclusivos sabores desse tradicional doce.
O tradicional sempre é o mais procurado, seguido pelo noir e pelo de nutella com avelãs laminadas, mas como temos mais de 30 sabores, cada um tem o seu preferido. Temos o destaque para o de hortelã, que surpreende por seu frescor e sabor inesperado. E o de tiramissu, sofisticado e delicioso” afirma Isabela Ferrancini. Já para os que gostam de um doce mais exótico, Dona Formiga aconselha experimentar o de hortelã e o de pimenta. “Sem falar o de curau, para mostrar que o que não falta é imaginação”.
Onde surgiu?
Nos anos 50 um senhor era chamado de Brigadeiro, e quase toda criança até uns dez anos de idade achava muito estranho. Esse era o candidato a presidência da República que era militar na aeronáutica. Durante a campanha, as partidárias do tal brigadeiro faziam um doce com leite condensado, gemas, manteiga e chocolate em pó. Depois de algum tempo no fogo, eram feitas bolinhas com aquela massa, que eram passadas no açúcar. Nascia um clássico das festinhas brasileiras. Depois, o ‘doce do brigadeiro’ teve o nome encurtado para apenas ‘brigadeiro’, embora no Rio Grande do Sul ainda seja chamado de ‘negrinho’.
Se você estiver em Campinas, vale à pena conhecer o atêlie Dona Formiga.
Rua Dr Sampaio Peixoto, 284 Cambuí - Campinas, SP Telefone: (19) 3032-7844
Nenhum comentário:
Postar um comentário