40 Anos de muita história e sucesso
Chitãozinho & Xororó, ou simplesmente Zezinho e Durval, nasceram para cantar. Os meninos começaram a seguir a carreira dos pais desde cedo. O dom foi descoberto quando Rosária, irmã da dupla, danificou o caderno de músicas do pai. Então os irmãos disseram saber cantar as músicas escritas pelo pai, que não perdeu tempo os ensinando a tocar violão. Esse era o começo da dupla que comemora 40 anos de carreira cheio de sucesso e realizações. Naturais da paranaense Astorga, a história da dupla se confunde com a da música sertaneja da atualidade.
A festa de comemoração dos 40 anos da dupla Chitãozinho e Xororó, ocorreu na Casa de Campo, no The Royal Palm Plaza, em Campinas no último dia 20. Mais de 700 convidados estiverem presentes para rememorar a esplendida trajetória de sucesso da dupla. Grandes nomes da música sertaneja como Daniel, César Menotti e Fabiano, Bruno e Marroni, Maria Cecília e Rodolfo, Jorge e Mateus, RioNegro e Solimões, alem de familiares da dupla e de amigos como o Kiko e o Bruno, do trio KLB, Péricles do Exaltasamba, Helen Ganzarolli, Amanda Françoso e do apresentador Ratinho sempre ligado à música de raiz.
Raul Gazolla foi o mestre de cerimônias narrando toda a história da dupla. A abertura foi esplendida com uma pomposa apresentação da Família Lima. Um Coquetel foi servido a todos os convidados, seguido de um saboroso jantar. Uma festa luxuosa, com muita emoção e a presença de pessoas ilustres, marcou a noite.
Foi com a ajuda de Geraldo Meirelles, o conhecido Marechal da Música Sertaneja, que deu um empurrãozinho, ainda necessário, para que a dupla estourasse no Brasil. Novos instrumentos foram comprados e o primeiro disco é lançado com um sucesso estrondoso da música Galopeira. Já em 1972, o segundo trabalho da dupla, intitulado “A Mais Jovem Dupla Sertaneja” viabilizou a compra do primeiro carro dos irmãos: um fusca apelidado de Genésio.
Em 1980, os irmãos se mudam para Campinas, e já em 1982 vem uma mudança radical na carreira, com a canção Fio de Cabelo, a dupla passou a fazer uma média de 25 shows ao mês, e o disco vendeu 1,5 milhão de cópias. Nessa época foram convidados por Silvio Santos para apresentar uma atração dominical, em que cantavam seus sucessos e recebiam convidados.
Em final de 1989 a dupla assina contrato com uma multinacional, a Polygram (atual Universal). Em maio do mesmo ano, a dupla fez sua primeira viagem internacional, Las Vegas para receber um troféu, Dupla Revelação do Brasil. Nos anos 90, a Itália também ouvia as vozes da dupla, e dois anos mais tarde gravaram uma faixa internacional com os Bee Gess, a música “Words”.
Outra parceria de sucesso veio em 1994 com Billy Ray Cyrus e a canção “She´s Not Crying Anymore”, gravada para o disco Coração do Brasil, que também contou com uma homenagem ao rei Roberto Carlos regravando a música Caminheiro. Em 95 recebeu indicação para o Oscar na categoria Melhor Canção Original do filme Don Juan de Marco, com a canção “Um homem quando ama”.
Depois veio Amigos e o sucesso continuou. Para comemorar 30 anos foi lançado o DVD “Irmãos Coragem”, e na última década os projetos especiais e inovações tiveram continuidade. Persistência, garra e amor às músicas foram palavras para que a dupla acumulasse a marca de mais de 35 milhões de discos vendidos, centenas de disco de ouro, platina e diamante e dois prêmios Grammy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário