Brotas
Turismo, aventura e belas paisagens marcam a cidade
Brotas está localizada bem no centro do estado de São Paulo, no coração de uma das regiões mais desenvolvidas do país, mas que ainda nos presenteia com suas riquezas e belezas naturais preservadas. Dotada de uma posição geográfica estratégica e privilegiada, vêm assumindo um novo caminho e desponta no contexto ecoturístico nacional.
Quer desbravar belas corredeiras descendo a bordo de um bote inflável? Este é o Rafting, a descida passa por corredeiras e quedas que podem chegar até três metros. Os praticantes preferem a cidade de Brotas, conhecida como a capital dos esportes radicais, pela sua infra-estrutura e ótimas condições naturais. A cidade apresenta três grandes variações de trajetos. O Rafting, no trecho mais agitado do rio (Baixo Jacaré), com corredeiras e quedas classe III e IV com duração de mais de 2 horas de rio, o Rafting noturno, praticado no mesmo trecho, em noites de lua cheia. É fornecida uma luz química para cada praticante para aumentar a segurança e o Mini-rafting (floating), praticado no trecho do Alto Jacaré, um trecho mais calmo de classe I e II, com duração de 1 hora de rio.
Passeios turísticos e Culturais
A cidade oferece passeios culturais e turísticos como o Museu do Calhambeque localizado no centro da cidade, abrigando automóveis Ford fabricados no início do século XX e completamente restaurados, conforme suas características originais.
Para quem não gosta muito de carros e tem paixão pela astronomia tem o C.E.U. - Centro de Estudos do Universo, localizado próximo ao trevo de Brotas, é o maior complexo astronômico, geológico e científico da América Latina aberto para visitação. Com observatório, planetário, painéis de exposição, gruta cenográfica e réplica do Stonehenge e esqueleto de Alossauro.
O Museu do Café, também chamado de Centro Cultural de Brotas abriga painéis de exposição, além de objetos e ferramentas da época do café. O prédio é um antigo casarão do século XIX, com arquitetura colonial que revela o passado cafeeiro da cidade. Além do museu, estão no prédio a Secretaria de Cultura, Biblioteca Municipal e um Jardim.
Aventura e belas paisagens
Brotas oferece também outras opções de paisagens e de esportes. O Parque dos Saltos é um parque público no centro que oferece trilhas, espaços de descanso e sequencia de quedas de até 5 metros no rapel. Já o Sítio 7 Quedas possui 4 cachoeiras e 3 cascadas, arborismo, tirolesas, rapel em cachoeira e trilhas a pé. Um dos lugares mais lindos é a Areia que Canta, são nascentes cristalinas de água nua areia fina que emite sons ao ser friccionadas.
Compras, vida jovem
Para quem gosta de uma boa balada Brotas tem a danceteria Zuma Club, a mais famosa e badalada casa noturna. As opções gastronômicas também invadem a cidade e tem para todos os gostos, desde uma bela pizza, a carnes regadas a um bom vinho.
Conhecida também pelo artesanato Brotas tem a Feira de Bordado, que expõe e vende bordado e artesanato confeccionados por moradores locais; já a Casa do Artesão tem pinturas, lembranças da cidade produzidas por moradores locais.
Não deixe de visitar
Vila del Capo: orquidário e bar em um ambiente que integra arquitetura medieval e natureza.
Casa da Cachaça: degustação e venda de bebidas e doces de fabricação local: cachaça e licores.
A origem do nome
São três hipóteses que indicam a origem do nome da cidade. A mais provável vem das origens da fundadora de Brotas. Sendo dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas, teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade. Na Capela de Santa Cruz existe uma imagem do século XIX da referida Santa, sendo esta a mais reverenciada naquele país, até o aparecimento de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, que se tornou a atual padroeira de Portugal. As outras duas suposições vêm de Brotas de olho d'água; e Brotas de broto de capim (mato que brotava depois de pousadas de trilheiros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário