40 Anos de muita história e sucesso
Os irmãos Chitãozinho & Xororó sempre com os mesmos objetivos produzir músicas com amor, qualidade e inovação
Chitãozinho & Xororó, ou simplesmente Zezinho e Durval, nasceram para cantar. Os meninos começaram a seguir a carreira dos pais desde cedo. O dom foi descoberto quando Rosária, irmã da dupla, danificou o caderno de músicas do pai. Então os irmãos disseram saber cantar as músicas escritas pelo pai, que não perdeu tempo os ensinando a tocar violão. Esse era o começo da dupla que comemora 40 anos de carreira cheio de sucesso e realizações. Naturais da paranaense Astorga, a história da dupla se confunde com a da música sertaneja da atualidade.
Acreditando no sucesso dos filhos, o pai da dupla se mudou com eles para São Paulo, para que os irmãos ficassem mais próximos das grandes rádios e televisões. A primeira apresentação num programa de TV foi no show de Calouros do Programa Silvio Santos. Os meninos se inscreveram, passaram na seletiva e apresentaram a música “Besta Ruana”, classificando-se em primeiro lugar para o final da competição. E perderam apenas para um cantor profissional, ficando com a segunda colocação. No início Logo na seqüência começaram a freqüentar outros programas de televisão.
Foi com a ajuda de Geraldo Meirelles, o conhecido Marechal da Música Sertaneja, que deu um empurrãozinho, ainda necessário, para que a dupla estourasse no Brasil. Novos instrumentos foram comprados e o primeiro disco é lançado com um sucesso estrondoso da música Galopeira. Já em 1972, o segundo trabalho da dupla, intitulado “A Mais Jovem Dupla Sertaneja” viabilizou a compra do primeiro carro dos irmãos: um fusca apelidado de Genésio.
Desafios e outros trabalhos foram realizados mais o sucesso ainda não havia sido alcançado. Em 1980, os irmãos se mudam para Campinas, e já em 1982 vem uma mudança radical na carreira, com a canção Fio de Cabelo, a dupla passou a fazer uma média de 25 shows ao mês, e o disco vendeu 1,5 milhão de cópias. Nessa época foram convidados por Silvio Santos para apresentar uma atração dominical, em que cantavam seus sucessos e recebiam convidados.“O SBT representou o início do reconhecimento da dupla, permitindo a nossa divulgação no Brasil inteiro, assim como a nova música sertaneja que agora contava também com outros instrumentos, teclado, contrabaixo, acordeon ”, afirmou Xororó em coletiva de lançamento das festividades dos 40 anos da dupla.
Em final de 1989 a dupla assina contrato com uma multinacional, a Polygram (atual Universal). O 14º trabalho teve como sucesso “Os Meninos do Brasil”, chamando a atenção para o problema para os menores moradores de rua. Em maio do mesmo ano, a dupla fez sua primeira viagem internacional, Las Vegas para receber um troféu, Dupla Revelação do Brasil. Nos anos 90, a Itália também ouvia as vozes da dupla, e dois anos mais tarde gravaram uma faixa internacional com os Bee Gess, a música “Words”.
Outra parceria de sucesso veio em 1994 com Billy Ray Cyrus e a canção “She´s Not Crying Anymore”, gravada para o disco Coração do Brasil, que também contou com uma homenagem ao rei Roberto Carlos regravando a música Caminheiro. Em 95 recebeu indicação para o Oscar na categoria Melhor Canção Original do filme Don Juan de Marco, com a canção “Um homem quando ama”.
Depois veio Amigos e o sucesso continuou. Para comemorar 30 anos foi lançado o DVD “Irmãos Coragem”, e na última década os projetos especiais e inovações tiveram continuidade. Persistência, garra e amor às músicas foram palavras para que a dupla acumulasse a marca de mais de 35 milhões de discos vendidos, centenas de disco de ouro, platina e diamante e dois prêmios Grammy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário