domingo, 16 de janeiro de 2011

Histórias da Copa do Mundo

Histórias da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2010 da África do Sul foi a primeira realizada no continente africano entre os dias 11 de junho e 11 de julho, em nove cidades e dez estádios sul-africanos. Nela estiveram presentes os sete campeões mundiais, e a seleção brasileira, sob o comando de Dunga, tentou sem sucesso a conquista do seu sexto título. Outras seleções campeãs também não tiveram sucesso, foi o caso da Itália e da França que foram eliminadas na primeira fase. A Espanha foi a campeã e se juntou ao seleto clube de campeãs mundiais, que também conta com a Alemanha (3), Argentina (2), Uruguai (2) e Inglaterra (1). E qual é a história da Copa do Mundo?
Idealizada na fundação da FIFA em 1904, a Copa do Mundo só foi realizada após a reconstrução da Europa dos destroços da Primeira Guerra Mundial. Em 1929, o Uruguai, atual bicampeão olímpico, foi escolhido como país-sede, mas havia um protesto para que a Copa de 1930 fosse fora de seu continente e o evento foi boicotado.
As copas sempre foram moldadas de acordo com os interesses dos países sede e das principais seleções. Nas duas primeiras copas, a festa foi dos donos da casa, e nas seis seqüentes os anfitriões chegaram a cinco finais. Com a vinda da segunda guerra mundial, a copa de 1942 e 1946 não ocorreu.
O resultado desse processo foi uma Europa arrasada após o conflito que matou mais de 100 milhões de pessoas, e grandes seleções não conquistaram os títulos: o Brasil em 1950, a Húngria em 1954, a Holanda em 1974 e 1978, entre outros.
Em 1974, uma nova taça passa a ser entregue aos vencedores, e para dinamizar o esporte foram introduzidos o uso dos cartões amarelo e vermelho, além das substituições em jogos. Nesse mesmo ano a nova taça. Taça FIFA é entregue aos vencedores.
A Copa da Espanha foi a primeira com 24 seleções, até 1978 eram somente 16. Já em 1998 houve um novo alargamento, 32 seleções. Em 1998 foi introduzido também o Gol de Ouro que durou até 2002, quem fizesse o primeiro gol da prorrogação era o vencedor da partida.
Apenas sete países ganharam a Copa do Mundo, três da América do Sul: Brasil (5), Argentina (2) e Uruguai (2) e quatro da Europa, Itália (4), Alemanha (3) França e Inglaterra ( 1cada uma)
Ao conquistar o tetracampeonato da Itália a Europa empatou com a América do Sul no número de títulos. Nove para cada continente. Os Europeus sediaram 11 copas e os sul americanos apenas três ( Brasil em 1950, Chile em 1962 e Argentina 1978).


A Copa de 2002 foi a primeira realizada com dois países diferentes, Coréia do Sul e Japão, e foi o primeiro mundial disputado fora do eixo Europa-Américas. Nesse ano foi a primeira Copa em que pelo menos uma das seleções da Europa, América do Sul, Ásia e África chegam as oitavas de final.
 Na edição 2010 a África do Sul foi a única seleção pré-classificada entre os trinta e dois países que participaram da Copa, e desde a edição de 2006 o campeão da edição anterior não garante vaga automática para o Mundial. As cidades-sede da edição foram essas: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória e Rustenburgo. O Brasil terminou em sexto lugar, eliminado nas quartas de final pela Holanda. A Espanha venceu a Holanda na final e conquistou seu primeiro título mundial de futebol. E que venha 2014 no Brasil o Hexacampeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog