Benefícios da Soja
Atua no coração, na mente, e até na redução de peso
A soja pode ser uma saída para quem está brigando com a balança e para quem se preocupa com a saúde. Ela é uma das maravilhas do reino vegetal que proporciona inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis. É conhecido como “grão milagroso” devido a outras propriedades benéficas ao metabolismo humano.
A soja foi trazida da China há mais de cinco mil anos. É um dos alimentos mais completos, por sua funcionalidade, é uma leguminosa, “prima” do feijão, da lentilha, do grão de bico e da ervilha que se destaca por possuir 45% de proteína, 20% de gorduras e 35% de carboidratos. Mas, se não bastasse isso tem quantidades significativas de fibras, ferro, cálcio, cobre, fósforo, magnésio, zinco e vitaminas principalmente do complexo B.
Quando comparada a outros alimentos de origem vegetal, é possível afirmar que a soja possui a proteína de maior valor biológico, ou seja, contém quantidades suficientes dos aminoácidos que o corpo não produz e precisam ser obtidos com a alimentação. A soja também tem hormônios de origem vegetal, são os isoflavonas.
Perda de peso
Um estudo feito pela Universidade do Texas A & M comprova que a soja pode favorecer a queima de gordura corporal. O responsável por isso é a arginina, matéria-prima para a produção do hormônio masculino testosterona está presente na soja. E quanto mais músculos, mais energia o organismo gasta para mantê-los, aumentando a queima calórica.
A soja também atua na saciedade, pois além de ser rico em fibras é uma proteína de alto valor biológico, e é o nutriente que dá mais trabalho para ser digerido.
Outro fator de extrema importância é que estudos comprovam que o consumo de soja reduz o risco de inúmeras doenças em prevenção e em alguns casos até no tratamento.
Colesterol
Altos níveis de colesterol e do LDL são associados a doenças cardiovasculares como o infarto. A ingestão de soja reduz as taxas de LDL. Segundo a AHA- Associação Americana do Coração, é mais ou menos de 30% a redução desses valores, em pacientes que introduziram 50 g de grãos de proteína de soja é suficiente para deixar o sangue e o coração em dia.
Câncer
A genisteína é o hormônio vegetal, presente na soja que atua na prevenção de cânceres relacionados com o estrogênio. Pesquisas realizadas na Europa mostram que a ingestão diária de alimentos cuja base é soja reduz os riscos de câncer de mama e de próstata em 50%. Outra funcionalidade é a ação preventiva quanto aos cânceres de cólon, reto, estômago e pulmão.
OSSOS
Como a soja possui uma ação estrogênica, um dos componentes dela pode ajudar a manter a estrutura óssea. Com o envelhecimento, a perda de cálcio aumenta numa taxa crescente, resultando na osteoporose.
Outros pontos positivos é que as fibras de soja exercem papel fundamental na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam a sua absorção. Também auxiliam no controle da diabetes, hipertensão e doenças renais.
Para conseguir esses benefícios, é aconselhável incluir, pelo menos, 2 porções de alimentos a base de soja, mas seu consumo não exclui da dieta os alimentos á base de carne ou leite. Seguindo isso, é possível equilibrar a dieta em relação aos valores de gorduras boas, vitaminas, minerais e fibras, com a freqüência regular em atividades físicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário