sábado, 22 de janeiro de 2011

Revista Staff 44 - 80 Anos de Silvio Santos

80 Anos de Silvio Santos

A esplendida trajetória de Silvio Santos, o maior comunicador da TV Brasileira




80 Anos de Silvio Santos

A esplendida trajetória de Silvio Santos, o maior comunicador da TV Brasileira

“Quem quer Dinheiro”, “Quem quer aviãozinho”, “Roque”, quem é que nunca ouviu e viu na televisão, ou nas ruas, alguém dizendo essas famosas frases de Silvio Santos, que estão na rotina e na boca do povo Brasileiro. O maior nome da história da televisão Brasileira, Silvio Santos, completou no último dia 12 de dezembro, 80 anos, esbanjando saúde.  Silvio Santos, ou Senor Abravanel, como foi batizado, é dono de um império, o Grupo Silvio Santos, que contempla 44 empresas, é pai de seis filhas. O posto de ícone máximo como animador da televisão brasileira foi alcançado à frente do Programa Silvio Santos, no ar desde a década de 60, que inclusive entrou no ano de 1993 para o livro dos recordes, como a atração de TV mais duradoura do Brasil.
No momento o apresentador está imerso a uma grande crise em sua vida. Uma fraude contábil promovida por executivos do Banco PanAmericano, uma de suas empresas, gerou um rombo de R$2,5 bilhões num império que o Senor Abravanel começou a erguer quando tinha 15 anos. Realizou um empréstimo e como garantia colocou todo o seu patrimônio. Esse é o momento de comemorar a carreira, deixemos o problema de lado.

Início de tudo
 Com 14 anos, Senor Abravanel começou a trabalhar, tornando-se camelô, vendendo capa para titulo de eleitor e canetas. Nessa época, e aprendeu a manipular moedas e baralhos para chamar a atenção das pessoas. Um dia o fiscal da Prefeitura, o abordou e lhe confiscou a mercadoria, mas fascinado pela voz de Silvio, deu a ele um cartão para que fizesse um teste na Rádio Guanabara.
Anos mais tarde o apresentador mudou para São Paulo para fazer um teste numa radio . Foi lá que começou uma amizade com Manuel de Nóbrega, que na época, era o dono do Baú, que era uma caixa com presentes que a pessoa recebia no Natal depois de pagar 12 prestações ao longo do ano. Mas o negócio não andava e Manuel pediu ajuda a Silvio para tirar a empresa do buraco. Com o incrível empreendedorismo Silvio tornou o negócio lucrativo e herdou de graça o Baú, por ter conseguido essa façanha. A mudança principal: as pessoas não compravam mais as mercadorias previamente pelo catálogo. Pagavam as 12 parcelas e depois iam à loja do centro escolher o que queriam.




Primeiros passos na TV
O apresentador começou a trabalhar em bares apresentando o espetáculo: “As Caravanas do Peru Falante”, que fez sucesso, nessa época Silvio percebeu que tinha jeito para o show biz e não demorou muito para que estreasse na TV. O primeiro programa - “Vamos Brincar de Forca” -, de 1962, era transmitido pela TV Paulista.
Visionário, decidiu comprar as duas primeiras horas da programação dominical da TV Paulista, canal 5, a partir do meio-dia e transformá-las na melhor vitrine que o Baú poderia ter. Nascia aí, com um show televisivo cheio de brincadeiras e prêmios, todo baseado no Baú da Felicidade, aquilo que se tornaria o Programa Silvio Santos, que em pouco tempo ficaria famoso em todo o país. Com altos índices de audiência, o programa voltado antes para divulgar o Baú começou a chamar a atenção dos anunciantes. Nesse momento, Silvio Santos vislumbrou uma nova oportunidade de negócio: a propaganda. Inaugurada em 1962, a Publicidade Silvio Santos juntou-se ao Baú da Felicidade para dar origem ao Grupo Silvio Santos.
Em 1980 conseguiu uma licença para dirigir o Canal 4 de São Paulo, que daria início ao SBT, Sistema Brasileiro de Televisão. O passo seguinte era montar uma programação que tivesse audiência além dos seus próprios programas. Para atrair audiência, Silvio apostou em programas populares de auditório, e em apresentadores como Gugu LiberatoHebe CamargoRaul GilMoacyr FrancoJô Soares e Flávio Cavalcanti.

Audiência forte e novos rumos nos anos 90
Em meio a crise econômica do começo dos anos 90,  Silvio Santos criou uma empresa de empreendimentos imobiliários  e em 1991, inaugurou o Banco PanAmericano, além de um titulo de capitalização, a Tele Sena.  Também houve investimento no SBT. Construiu o Centro de Televisão (CDT) e em 1996. Em quase cinco décadas na televisão, Silvio Santos, coleciona uma série de sucessos e raros fracassos. Quem poderia se esquecer do Domingo no Parque um programa para as crianças com gincanas e competições entre escolas e do Roletrando, mistura de roleta com "jogo da forca".
Falar de Silvio Santos é claro é lembrar-se do estrondoso sucesso do Show de Calouros, Porta Da Esperança, Isto é Incrível, Show do Milhão, Casa dos Artistas, entre outros. Para ver vídeos curiosos, quase bizarros, o único lugar era no "Isto É Incrível. Muito antes de ídolos, American Idol, Fama, Silvio Santos já tinha seus jurados malvados e um tema de abertura inesquecível “Oh Sonia Lima, lá lá.lá lá lá...”, no Show de Calouros.
Porta da Esperança, de todos os programas, era o que tinha maior apelo emocional, já que Silvio levava para o palco o anseio de espectadores que esperavam ajuda para superar um drama ou realizar um sonho. Silvio Santos é tão genial que, na maioria dos desejos realizados, ainda aproveitava pra ganhar um merchan. 
Quando a Globo se preparava para lançar o Big Brother Brasil, Silvio Santos se antecipou e apostou num formato parecido, mas com "artistas". A primeira edição de Casa dos Artistas foi um sucesso estrondoso de audiência muito elevada. Não há o que falar do Show do Milhão. Nenhum programa foi tão marcante quanto o do homem que errou a pergunta que valia R$ 1 milhão por não saber quantas letras formam a mensagem presente na bandeira brasileira ("Ordem e Progresso").
Pai de uma família com seis filhas desde cedo percebeu o grande interesse das meninas pelos cosméticos, e também dos homens. Em 2006, Silvio Santos e seu grupo lançam a Jequiti (cosméticos), traz proposital semelhança com o nome da árvore Jequitibá e de outro negócio muito importante para Silvio Santos, o Hotel Jequitimar, aberto em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog