sábado, 25 de setembro de 2010

Na edição 36 ainda

Ainda publiquei uma matéria sobre Rafting e Arvorismo
Julho/Agosto 2009

Emoção na àgua e no ar

Rafting e Arvorismo alternativas de lazer para quem busca adrenalina


Se você busca aventura e adrenalina escolher o Rafting e o Arvorismo são as alternativas do Momento, não importa se está frio ou calor a cidade de Brotas (SP), recebe você e seus conhecidos para observar as mais belas paisagens e ter a adrenalina de praticar essas atividades. Não sabe o que são esses esportes? A Revista Staff ajuda você a entender como eles funcionam e quais são os cuidados para uma prática segura e proveitosa.
Quer desbravar belas corredeiras descendo a bordo de um bote inflável? Este é o Rafting, um esporte que mistura adrenalina com segurança e que pode ser realizado por qualquer pessoa sem restrição. Um grupo de sete pessoas além de um instrutor, comandante, munidos de capacete e coletes salva-vidas rema por cerca de uma ou três horas pelas àguas do rio. A descida passa por corredeiras e quedas que podem chegar até três metros.
Existem dois tipos de prática, o lazer ou a competição, o esporte vem ganhando reconhecimento, porque a equipe brasileira, Bozo d´Agua, desde 2007, época em que estreou nas competições do Rafting segue invicta. Eles venceram o Campeonato Brasileiro de Rafting 2009, no começo de Junho e foram bicampeões mundiais na Bósnia e Herzegovina em Abril. O título de 2007 marcou a vida desses competidores porque eles foram a campo sem patrocínio, e aos poucos foram superando as dificuldades e formando uma equipe forte, com apoio técnico.
Os praticantes preferem a cidade de Brotas, conhecida como a capital dos esportes radicais, pela sua infra-estrutura e ótimas condições naturais. A cidade apresenta duas grandes variações de trajetos, para quem busca agitação, o rio Baixo-Jacaré, é o que possui maiores correntezas e o passeio dura por volta de duas horas e meia, já para quem busca algo mais sossegado, o trecho do Alto Jacaré é mais calmo, e em 90 minutos se conclui o trajeto. As cidades de Caconde (SP), Antoninas ( Paraná) e Itacaré (Bahia) são outras opções para realização do Rafting.
Se você não gosta de se aventurar na água a melhor opção é o arvorismo, ou seja, a locomoção por altos percursos instalados em árvores. É um esporte radical que indica a travessia entre essas árvores, utilizando-se de pontes suspensas e outros obstáculos como as escadas e tirolesas, essa alternativa é indicada para que pessoas que além do espiríto de aventura tenham a emoção de entrar em uma mata, ver, sentir e ouvir os sons que as paisagens podem oferecer. Deixe entrar o cheiro das flores e outras fragrâncias difíceis de definir, ouça o som do vento, das folhas e dos riachos.
As plataformas que estão integradas ao ambiente, não comprometem o desenvolvimento da vegetação e o visual da mata. A Nova Zelândia é o local de maior sucesso do Arvorismo. Mas no Brasil temos ótimas opções também: Monte Verde ( Minas Gerais), Paratí (Rio de Janeiro), em Florianópolis na região Sul, em Itacaré na Bahia. Entretanto, Brotas ainda é a região que possui o primeiro e maior percurso do Brasil. Seja na água ou no ar aventure-se. //


Cuidados para a prática do Rafting
1. Escolha o melhor local: ele deve possuir boas referências, um alvará de funcionamento e equipamentos em boa condição de uso.
2. Obedeça aos comandos do condutor, as suas instruções são fundamentais para a segurança.
3. Utilize sempre capacete e colete salva-vidas.
4. Se cair do bote, mantenha-se calmo, não tente pisar no fundo do rio ou nadar. Siga as orientações do condutor, pois você será retirado da água
5. Seja responsável e conheça seus limites.

Cuidados para a prática do Arvorismo

O cuidado princípal é ter um equipamento em bom funcionamento: as cordas, capacetes e uma "cadeirinha" usada no rapel.

www.alaya.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário